Páginas

domingo, 21 de setembro de 2014

Dia Nacional da Árvore


O Dia da Árvore foi instituído em 1965 pelo presidente Castelo Branco, como “Festa Anual da Árvore” no dia 21 de setembro. Mas, devido a diferenças do clima, nós passamos a ter duas datas para homenagear as nossas árvores aqui no Brasil.

No norte e no nordeste do país a data é comemorada na última semana de março. A escolha foi baseada nos fatores climáticos da região, pois essa data coincide com o início das chuvas.  No restante do país, o Dia da Árvore (ou Festa Anual da Árvore) continua sendo  comemorado em 21 de Setembro. Essa data foi escolhida por marcar o início da primavera.

Árvores e o Planeta

Além de serem lindas e serem também os maiores seres vivos do planeta, as árvores tem uma importante função na preservação da vida do nosso planeta.
Elas fornecem o ar que respiramos, frutas e outros tipos de alimentos. Elas mantém o ar úmido, diminuem a poluição – pois dissolvem o gás carbônico ao produzirem o oxigênio (o ar que respiramos), mudam a direção dos ventos, protegem a terra com suas raízes e também as margens dos rios. As árvores também são o habitat de animais (sendo, é claro, fonte de alimento para eles também).

É dela também que conseguimos a  madeira para construção de móveis, casas, objetos, cercas; e até remédios (através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos); e a celulose, a matéria-prima para a fabricação de papel. Infelizmente, para esses propósitos e também para o crescimento das cidades, grandes áreas antes repletas de árvores foram e continuam sendo desmatadas.

Respeitar e proteger as árvore é extremamente importante para garantir nossa própria existência. Temos que lutar pela preservação de nossas árvores e dos animais.

As plantas também são seres vivos, e levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida, muitas árvores bem antigas são consideradas patrimônio histórico.


Árvore de Pau-Brasil

O pau-brasil, a árvore que deu nome ao nosso país, só foi reconhecida como Árvore Nacional cinco séculos após o descobrimento. Hoje, poucos brasileiros já puderam ver uma árvore de pau-brasil ao vivo. Isso porque nos locais onde haviam grandes quantidades da árvore, elas foram cortadas em massa para o uso de sua madeira de tal forma que  praticamente fez com que o pau-brasil fosse incluído na lista das espécies ameaçadas de extinção. Atualmente, graças a programas de preservação, a árvore vem ressurgindo.

No Brasil, diversas espécies de árvores correm sérios riscos de desaparecer. O comércio de madeira ilegal e agropecuária são dois dos principais fatores causadores de desmatamentos. A ideia do desenvolvimento sustentável deve ser levada a todos, assim como o conhecimento dos benefícios que as árvores oferecem ao planeta.

Curiosidades:

  • A árvore símbolo do Brasil é o Pau-Brasil. Enquanto a flor do Ipê amarelo é a flor nacional do Brasil.
  • Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Ipê Amarelo

  • Cada país tem uma data diferente e o dia Mundial da árvore é 22 de Maio. O primeiro país a festejar o Dia da Árvore foram os Estados Unidos, em 10 de abril de 1872. A celebração começou no estado de Nebrasca, onde um morador, chamado Julius Sterling Morton, fez uma grande campanha para a plantação de árvores.
  • No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

Abrace uma árvore :)

Você tem uma árvore em casa? Dê um grande abraço nela nesse dia!
Não esqueça de cuidar das árvores ou plantinhas que estão perto da sua casa, e sempre que puder divulgue o quanto as árvores são importantes para nós e nosso planeta.



Se possível, plante uma árvore, duas, três, quatro… 1000! ;)

Dica de filme para assistir no Dia da Árvore:
“O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida”
O Lorax é um guardião mítico da floresta que “fala pelas árvores“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário